Causas e tratamento para o colesterol
O colesterol é um tipo de gordura encontrado em nosso corpo e é importante para seu funcionamento normal. Um componente estrutural das membranas celulares humanas sendo encontrado no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.
Nosso corpo usa esse componente para produzir alguns hormônios, como vitamina D, testosterona, estrogênio, cortisol e ácidos biliares, que ajudam a digerir a gordura.
Existem muitos fatores que promovem o colesterol alto. Alguns são modificáveis porque estão relacionados ao estilo de vida pessoal (como dieta ou exercícios). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditários). Além disso os outros fatores são: sexo e idade, obesidade, tabagismo, bebidas alcoólicas e sedentarismo.
Mudanças no estilo de vida, como exercícios e uma dieta saudável, são a primeira linha de defesa contra o colesterol alto. Independentemente do teor, é recomendável que a dieta seja rica em gordura insaturada e pobre em gordura saturada.
Pacientes com histórico familiar ou doenças relacionadas ao excesso de peso devem realizar exame laboratorial e procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e tratamento. A realização do exame de colesterol é indicado para adultos a partir dos 30 anos de idade, devendo ser realizado pelo menos uma vez ao ano. Porém, o exame pode ser solicitado para os mais jovens que apresentem fatores de risco e histórico familiar de colesterol alto. No entanto, a frequência varia de acordo com os resultados encontrados e outras eventuais doenças presentes.
O tempo de jejum antes de determinar o colesterol fica a critério do médico e do laboratório. É importante lembrar que o consumo de álcool até 72 horas antes pode interferir nos resultados, assim como a prática de atividades físicas intensas no dia anterior e o uso de alguns medicamentos.