Mitos e verdades sobre o exame de sangue
Quando o assunto é o preparo para exame de sangue, a maioria das pessoas se vê sem muitas informações, por isso, não sabem muito bem o que fazer nas horas que o antecede.
E se você se sente assim, não está sozinho. Confira alguns mitos e verdades abaixo:
* Tomar um chá ou um cafezinho sem açúcar não interrompem o jejum.
Mito - Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames, pois modificam as dosagens bioquímicas. Assim sendo, o Laboratório Martins orienta que o paciente fique 8 horas sem ingerir alimentos, sendo que o consumo de água deve ser com moderação. Porém, o período de jejum pode ser alterado a critério médico.
* Fazer exame de imagem antes da coleta de sangue não é permitido.
Verdade - Alguns exames de imagem exigem o uso de contraste por via oral, venosa, arterial, e, por outras vias, em situações específicas.
* Pode haver contraindicação a respeito do uso de medicação de rotina antes de realizar exame de sangue.
Verdade - Alguns medicamentos podem interferir nos resultados. Cabe ao médico ou ao laboratório informar quando se deve suspender o uso do medicamento.
* É proibido ter relações sexuais nos dias que antecedem a coleta de sangue.
Mito - Homens e mulheres podem manter a atividade sexual normalmente nos dias que antecedem os exames de sangue. Exceto no caso dos homens, para exames de espermograma e PSA (total e livre)
* Fazer exame de sangue durante o período menstrual interfere nos resultados.
Verdade - Durante o período menstrual, as dosagens hormonais são alteradas, especialmente os hormônios sexuais.
* A prática de atividades físicas altera o resultado do exame.
Verdade - Aos atletas e desportistas, é recomendado avisar ao laboratório sobre o hábito de se exercitar.
* Não existe nenhum problema em fumar antes de fazer exames laboratoriais.
Mito - O fumo pode alterar alguns testes, como a dosagem de glicose. Por isso é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.
* Estar gripado ou resfriado não permite fazer exames de sangue.
Mito - Não há nenhum problema em realizar exames de sangue enquanto se está gripado ou resfriado. Contudo, a febre pode interferir nos resultados, por isso é necessário comunicar o laboratório.
* É importante ter uma boa noite de sono no dia anterior ao exame.
Verdade - O sono interfere em todo o funcionamento do organismo, inclusive nos níveis sanguíneos. O descanso também deve ocorrer pós-exame, mais especificamente, o braço no qual ocorreu a coleta não deve carregar peso no restante do dia.
* É importante ter uma dieta mais saudável na semana que precede o exame.
Mito - A recomendação é que os pacientes mantenham uma alimentação normal. Do contrário, os resultados obtidos serão falsos, principalmente no caso dos triglicerídeos.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!