Sexagem fetal
A maternidade é um momento repleto de novas descobertas, e realizar esse procedimento simples pode auxiliar no melhor preparo para receber o bebê.
O exame de sexagem fetal é um teste bastante utilizado para descobrir o sexo do bebê. Consiste em uma coleta simples de sangue que pode ser realizada antes do ultrassom obstétrico. O sangue coletado é levado para uma análise onde é utilizada biologia molecular para identificar amostras de fragmentos do DNA e, assim, saber o sexo do bebê.
A determinação confiável do sexo fetal por meio de ultrassonografia não pode ser feita no primeiro trimestre, porque o desenvolvimento da genitália externa ainda não está completo. O uso de técnicas moleculares não invasivas, tais como a PCR em tempo real permitiu um grande avanço na identificação do sexo fetal, principalmente em fases precoces da gravidez.
Para o sucesso do teste de sexagem fetal, é imprescindível que a coleta seja feita a partir da 8ª semana completa de gestação. São muitas as vantagens de se realizar a sexagem fetal, dentre elas:
- Não é um exame invasivo
- O índice de acerto é de 99%
- A idade gestacional para descobrir o sexo é inferior à outras formas como a ultrassonografia
Para este exame o único preparo recomendado é que a gestante esteja bem alimentada e hidratada na hora da coleta.
Mas, lembre-se... O momento ideal para realizar este exame é a partir da 8ª semana de gestação!